Programas

Atuamos no combate à miséria estrutural com duas populações: moradores de favela e pessoas em situação de rua

Sabendo que as desigualdades são estruturais e, por isso, profundas, entendemos que um ou dois programas assistenciais não são suficientes para quebrar o ciclo da miséria.

Entendemos o contexto social em que o assistido está inserido, compreendemos suas vulnerabilidades e potencialidades, e então, JUNTOS, construímos as saídas para o seu desenvolvimento e objetivo principal, autonomia e emancipação.


Nossos programas assistenciais com a população em situação de rua são: reinserção familiar, combate à fome e miséria menstrual, resgate de cidadania, empregabilidade e geração de renda, além de encaminhamento para assistência de saúde e abrigamento do Estado.

No eixo de atuação com as favelas trabalhamos através do Plano de Desenvolvimento Familiar, englobando assistência alimentar, combate à miséria e pobreza menstrual, empregabilidade, reforço escolar, capacitação, resgate de cidadania, além de atendimento jurídico e psicológico.

Como atuamos

Café Solidário

Acontece todos os sábados e tem por objetivo mapear a população em situação de rua através de atendimentos sociais com profissional capacitado, entendendo suas demandas, para então, realizar os encaminhamentos necessários para que estes acessem direitos como benefício social, e sejam inscritos em nossos programas. Esta é uma das nossas ações mais importantes, é nela que criamos vínculo com a população em situação de rua, entendemos suas demandas e criamos estratégias para superá-las.

Programa de Reinserção Familiar

Uma das ferramentas que usamos para combater a moradia nas ruas é a reinserção familiar, viabilizando a reconstrução da relação do assistido em situação de rua com sua família. Como assim? Explicamos!

Através da atuação de campo nas ruas, unidades de acolhimento e projetos sociais parceiros, realizamos entrevistas sociais em busca do assistido que tem casa e família/rede de apoio que possa recebê-lo de volta no seio familiar.

Quando a família que se dispõe a abrigar a pessoa em situação de rua é de fora do estado do Rio de Janeiro, viabilizamos a passagem aérea ou terrestre para que a reinserção à cidade natal aconteça. Concluída a etapa de embarque do assistido para casa, auxiliamos no pós-embarque através da retirada de 2° via de documentos, elaboração de currículo, assistência financeira para compra de alimentos e itens de higiene pessoal, apoio para geração de renda através do microempreendedorismo, encaminhamento para assistência social dos equipamentos do Estado e atendimento psicológico.

Todo este trabalho é desenvolvido por profissionais capacitados, como Psicólogos, Assistentes Sociais e profissionais de RH. Não é uma assistência linear, mas o principal objetivo é fazer com que a adaptação de todos os envolvidos aconteça da forma mais tranquila possível, e que o assistido não retorne para rua.

Programa de Assistência Alimentar

Assistimos 284 famílias com cestas básicas nutritivas que contém proteína, legume, fruta e leite. Entendemos que o combate à fome deve ser feito com regularidade e qualidade, por isso, aplicamos uma assistência mensal em cada casa.

Através de um Plano de Desenvolvimento Familiar, analisamos a situação de cada família com base em um estudo social, entrevistas, visita social, por fim formulamos laudos e um parecer técnico. Com isso, montamos estratégias de trabalho individuais e coletivas, como programa de empregabilidade, reforço escolar, cidadania, capacitação, microempreendedorismo, atendimento jurídico, psicológico e médico, entre outras frentes de assistência.

O propósito é desenvolver todos os membros da família, da criança ao adulto, até que tenham autonomia para caminharem sem a nossa assistência alimentar.

Programa de Combate à Miséria Estrutural

Temos nossos objetivos de emancipação bem definidos, mas entendemos que isto não nos impede de atender demandas espontâneas, que também podem se tornar permanentes.

Dentre as demandas livres temos casos de pessoas com diversas necessidades, como por exemplo: fraldas, curativos, remédios não ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), cadeira de rodas, mobílias, eletrodomésticos e obras estruturais em suas casas.

Programa de Combate à Miséria Menstrual

A pobreza menstrual, dificuldade para acessar itens de higiene pessoal, absorventes, água encanada e banheiro com privacidade e saneamento, impacta diretamente a vida de milhares de meninas e mulheres nas ruas e favelas.

A precariedade menstrual leva à evasão escolar, afeta a vida profissional, saúde mental e autoestima. Atuamos na distribuição mensal de absorventes e itens básicos de higiene para mais de 800 mulheres, além de promover debates e rodas de conversa como principal caminho para o combate à pobreza menstrual e todo o tabu sobre a condição natural do corpo feminino.

Programa de Empreendedorismo

Viabilizamos a abertura de micronegócios com a compra de equipamentos, insumos, e o principal, damos suporte técnico e de marketing. Assim, nosso assistido aprende a como gerir seu negócio e consequentemente ganha autonomia.

Programa de Capacitação

Não se pode falar de combate à miséria sem investir em educação e capacitação para geração de renda. Viabilizamos a abertura de micronegócios como a compra de equipamentos, insumos, e o principal, suporte técnico, aulas de economia, gestão e marketing para que o assistido aprenda a gerir seu negócio e consequentemente ganhe autonomia. Os cursos oferecidos são: Design de Sobrancelha, Trancista, Manicure, Sacolé Gourmet, Salgado de festa, Marketing e Estratégia de Comunicação e Gestão de Negócio.

Programa de Empregabilidade

Atuamos na elaboração de currículos, preparação para entrevistas e conexão com empresas. Temos um time de psicólogos, administradores e profissionais de RH focados em preparar este assistido para o mercado de trabalho, desde a roupa e corte de cabelo, a passagem para ida e volta da entrevista. E mesmo após a contratação é mantida uma assistência para que a pessoa permaneça empregada.

Programa de Reforço Escolar

Com foco na alfabetização, nossa pedagoga trabalha com leitura, escrita, interpretação de texto e cálculos. O objetivo é fazer com que nossas crianças finalizem um ciclo de 1 ano sabendo ler, escrever, interpretar e se comunicar através da escrita e da linguagem. As crianças beneficiadas no Programa estão sendo aprovadas automaticamente, chegando por exemplo, no 4º ano sem saber ler e escrever.

Programa de Cidadania

Desenvolvido e coordenado por assistentes sociais, tem por objetivo abordar temas como planejamento familiar, direitos e deveres, criança e adolescente, saúde da mulher, cultura, educação, métodos contraceptivos e outros. Todos os temas são abordados através de rodas de conversa, debates, visitas a museus, cinema e outros espaços da cidade.

Junte-se à nós

Seja um voluntário e ajude em nossas frentes